quarta-feira, 21 de setembro de 2011

no Jardim de Infância

Grande parte do que eu realmente preciso saber sobre a vida, o que fazer, como ser, eu aprendi no jardim da infância.

Não foi na universidade nem na pós-graduação que eu encontrei a verdadeira sabedoria, e sim no recreio do jardim da infância. Foi exactamente isto que aprendi: compartilhar tudo, brincar dentro das regras, não bater nos outros, colocar as coisas de volta no lugar onde as encontrei, limpar a própria sujeira, não pegar o que não era meu, pedir desculpas quando magoava alguém, lavar as mãos antes de comer, puxar o autoclismo.

Também descobri que café com leite é gostoso, que uma vida equilibrada é saudável e que pensar um pouco, aprender um pouco, desenhar, pintar, dançar, planejar e trabalhar um pouco todos os dias, nos faz muito bem. Tirar uma soneca todas as tardes, tomar muito cuidado com o trânsito, segurar as mãos de alguém e ficar juntos, são boas formas de enfrentar o mundo.

Prestar atenção em todas as maravilhas e lembrar da pequena semente que, um dia, plantamos em um copo de plástico. As raízes iam para baixo e as folhas iam para cima mas ninguém realmente sabia o porquê. Mas nós somos assim!

Peixinhos dourados, hamsters e ratinhos brancos; e até mesmo a pequena semente do copo de plástico, tudo morre um dia. E nós também.

Tudo que você realmente precisa saber esta aí. Faça aos outros aquilo que você gostaria que eles fizessem para você. Amor, higiene básica, ecologia e boa política contribuem para uma vida saudável.

Penso que tudo seria melhor se todos nós - o mundo inteiro - tomássemos café com leite todas as tardes e descansássemos um pouquinho abraçados a um travesseiro. Ou se tivéssemos uma política básica em nossa nação e em todas as coisas também, para sempre colocarmos as coisas de volta ao lugar onde as encontramos, limpando nossa própria sujeira. E ainda é verdade que, seja qual for a idade, - o melhor é darmos as mãos e ficarmos juntos!


Robert Fulghum – Trad. Ernesto H. Simon


4 comentários:

Luis Marques disse...

...e são esses valores que todos os pais querem que sejam transmitidos aos seus filhos. Certamente o J.Infância será o grande impulcionador, uma vez que, algumas crianças passam aí mais tempo do que em casa.
A educação dum individuo não poderá ser feita apenas por uma das partes. Pais e Escola/JI terão de estar juntos para que possamos construir uma sociedade melhor, mais unida e tolerante.
Boa Sorte para o Projecto!

mds disse...

Obrigada Luís.

Magda Fonseca disse...

Luís, faço das suas palavras as minhas e estaremos sempre disponiveis para ajudar neste projecto.

mds disse...

TSHT01 Sintra > obrigada