terça-feira, 24 de abril de 2012

Quando "grandes" e "pequenos" se juntam...

video


Fomos à sala dos "grandes" aprender a trabalhar barro.

No nosso Agrupamento existem alunos crescidos que além de estudarem para ter o 9º ano também aprendem uma profissão. Estes com quem fomos trabalhar, são os alunos do Curso de Cerâmica e Pintura.

Tivemos de vestir uns aventais e colocar umas mangas de plástico para não estragarmos as nossas roupas. Naquela sala especial todos protegem as suas roupas.
É uma sala diferente. Tem umas mesas e uns bancos altos, tem um forno que não é para assar a carne nem fazer pão, é para cozer o barro.

Os nossos amigos grandes receberam-nos muito bem, sentaram 4 meninos em cada mesa, mostraram-nos trabalhos que já fizeram e contaram-nos como tudo funciona nesta sala especial.
Depois explicaram-nos o que íamos fazer e deram-nos barro para começarmos.

Primeiro fazer uma bola com o barro, depois fazer nele um buraco com o dedo e depois começar a alargar o buraco para conseguir que fique uma chávena ou uma tigela. Finalmente fazer uma "cobra" com o barro para fazer a asa. A asa cola-se com barro misturado na água. Se o barro começar a secar antes de terminarmos é preciso molhá-lo. Pensam que é fácil??? Não é!!! Aquilo foi mesmo dificil porque ninguém quer beber chá numa chávena torta ou comer cereais numa tigela rota! A sorte é que os nossos amigos grandes, com toda a paciência do mundo, nos ensinaram e nos ajudaram a aprender e a conseguir.
E lá ficaram todas a secar para depois serem cozidas no forno e depois as podermos pintar.

Na nossa sala fizemos o registo para não nos esquecermos. Até fizemos chávenas com a nossa plasticina; havemos de lhes mostrar para eles verem tudo o que aprendemos com eles.

Eles também devem ter aprendido alguma coisa connosco mas essa parte teriam de ser eles a contar-vos, quem sabe um dia o farão :)


Muito obrigado a todos os alunos do CEF de Cerâmica e Pintura e à Professora Lígia Duvergé.


JIAM



segunda-feira, 23 de abril de 2012