quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Somos verdadeiros atletas






Este mês houve provas de corta-mato. Nós como verdadeiros atletas que somos, inscrevemo-nos logo. Quando chegou o dia lá estávamos nós equipados e preparados para correr.

O exercício físico é muito saudável e gostámos muito de participar nesta actividade.


terça-feira, 25 de novembro de 2008

Pequenas coisas que nos tornam felizes


(Clique na imagem para visualizar)

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O "Pantufa" veio à escola




O "Pantufa" é um coelhinho branco, muito bonito.
A Beatriz trouxe-o à escola para o apresentar aos seus amiguinhos de sala.


Ao princípio o "Pantufa" estava um bocadinho nervoso e assustado com tanta gente a olhar para ele. Depois deve ter percebido que só queriam fazer-lhe festinhas e portou-se muito bem.
Sabiam que os coelhinhos gostam muito de festinhas e miminhos?



Percebemos que o pelo dos coelhinhos é muito macio e fofinho.
Também aprendemos que temos de ter muito cuidado para não magoar.
Agora vamos aprender mais coisas sobre os coelhinhos e os outros animais.

Obrigada à Beatriz por nos ter apresentado o seu amigo Pantufa

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Síntese da Reunião Geral de Pais

a) Os eventuais donativos dos Pais e Encarregados de Educação são, como a sua natureza indica, de carácter facultativo.

b) Sabe-se que o orçamento de estado é insuficiente para fazer face às despesas requeridas nas propostas do plano de actividades pretendido, nomeadamente no pré-escolar onde os custos são elevados. A tranche destinada ao pré-escolar é de 1007€ para os 75 alunos por ano, para aquisição de material didáctico e equipamento o que representa na prática 0.06€ por dia por aluno. Esta verba é claramente insuficiente, pelo que para um ensino que se pretende de qualidade é necessário recorrer a outras fontes de financiamento, tais como donativos dos encarregados de educação, candidatura a projectos, pedidos de apoio à autarquia, etc.

c) Tratando-se de um organismo público o Agrupamento possui um Conselho Administrativo, Tesouraria e Serviço de Contabilidade organizada, apresentando as suas contas e balanços às entidades e organismos oficiais respectivos, na medida em que todas as receitas e despesas obedecem a uma rubrica e são obrigatoriamente aplicadas ao fim a que se destinam, neste caso o pré-escolar.

d) O CE encaminhou para os competentes serviços autárquicos (CMS e EDUCA) a reclamação apresentada e tem envidado esforços no sentido de resolver urgentemente as situações de segurança, reparações e obras necessárias.

e) A colocação de pessoal auxiliar obedece a um rácio que está completamente preenchido, muito embora o CE reconheça que é francamente insuficiente, sobretudo quando um funcionário falta.

f) Os presentes foram informados sobre a remodelação do site do Agrupamento e a criação de diversas páginas Web nomeadamente a do Departamento Pré Escolar. Esta página destina-se fundamentalmente a ser um meio de informação e comunicação. Na mesma página será feita divulgação de actividades, reuniões, textos de interesse educativo, trabalhos realizados pelas crianças, etc. Os presentes foram ainda convidados a contribuir com material e comentários na referida página numa perspectiva de colaboração activa e comunicação escola/família.

g) O Prof. Mário informou que compete aos pais e encarregados de educação organizarem-se no sentido de constituírem as associações de pais segundo a legislação em vigor, disponibilizando-se contudo para ajudar enquanto PCE.

O Conselho Executivo

2008-11-14



terça-feira, 11 de novembro de 2008

Reunião Geral de Pais

11 de Novembro 2008
18:00 Horas
EB1/JI Casal da Cavaleira
Agenda de Trabalhos:
  1. Informações
  2. Organização do ano-lectivo
O Conselho Executivo

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Mais uma história...

O MÉDICO DOS PASSARINHOS

Era uma vez um médico que era doutor dos animais. E era por isso que tinha sempre a sua mala.

Ele sempre avisava os outros animais se estava doente para ele os operar.

Entretanto um passarinho, o filho do pássaro estava doente e a mãe foi a correr. Logo que chegara o doutor tentou subir à árvore para ir curar o passarinho.

Quando ele subiu havia um pequeno problema. Ele não sabia como subir e tentou, tentou, até que o ramo se partiu. Ele tentou agarrar-se ao ramo de cima e não conseguiu. Depois caiu e magoou-se.

Os animais disseram que os passarinhos podiam ajudá-lo. Então o coelho disse:

-Tive uma ideia, pegaram numa toalha, puseram no meio do corpo e voaram até onde estava o passarinho doente.

-Vou já operá-lo disse o médico

Depois o passarinho passado alguns dias ficou bonzinho e foram todos fazer uma festa.

24 de Outubro de 2008

Raquel Trino

Turma B

As histórias que nós inventamos...

A GIRAFA E O HIPOPÓTAMO

Era uma vez dois hipopótamos que estavam a brincar e chegou outro hipopótamo.

Depois encontraram uma coisa que era para telefonar, o hipopótamo foi ver o que era. Depois o hipopótamo telefonou à girafa. Os hipopótamos ficaram assustados por telefonarem à girafa e ele ficou a rir.

Depois eles foram para casa. Depois o hipopótamo foi mascarar-se de comboio. Depois encontraram a girafa de pijama e ele disse para entrar. Depois a girafa trouxe sumos e biscoitos para eles comerem. Depois o hipopótamo sem querer deitou os sumos ao chão e foi para o pijama da girafa. A girafa limpou-se e ficou muito chateada com o hipopótamo e depois ele foi para a piscina com a girafa e caíram à piscina e puseram-se a brincar.

27 de Outubro de 2008

Carlos Alves

Turma B



quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Coisas que se aprendem

(clique na imagem para ampliar)